sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O BATISMO CRISTÃO

Pergunta: "Qual a importância do batismo cristão?"
Resposta: O batismo cristão, de acordo com a Bíblia, é um testemunho exterior do que aconteceu no interior da vida de um crente. O batismo cristão ilustra a identificação do crente com a morte de Cristo, o sepultamento e ressurreição. A Bíblia declara: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:3-4).
O verdadeiro cristão não nasce duas vezes, mas 4. Isto pode parecer estranho.
1º Nascimento: “nascido de mulher”
Job 14:1,2: “O HOMEM, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Sai como a flor, e se seca; foge, também, como a sombra, e não permanece.
- Job a este nascimento “nascido de mulher”; refere-se ao nascimento físico ou natural, por este todos nós passamos.
- Quais são as característiscas desta pessoa nascida de mulher?
- É pecador: 15:14-16.
- A pessoa vive sem esperança, espiritualmente doente e rebelde. É pecador e o pecado é uma doença detestável e não se pode curar com remédios humanos (Is. 1:4-6).
- O pecado produz não só feridas por dentro mas também feridas visíveis. Jesus disse: “necessário nascer outra vez,” e acrescenta de “cima”.
2. Nascido do Espírito. Romanos 8:13,14.
- Este nascimento é imprescindível, implica uma revolução total na vida da pessoa, no pensamento, nas ações, afeta a vida familiar, relações comerciais, recreações e diversões.
- Altera os hábitos alimentares.
- Modifica a nossa fisolofia no emprego do dinheiro.
- Altera a nossa linguagem.
* Como é que isto acontece?
- Só sei que é um milagre e “os milagres não se explicam aceitam-se” é obra do Espírito Santo.
Confessa os pecados, arrepende-se, converte-se.
3º Nascimento: da água, João 3:5.
-É o batismo, é a expressão natrual do novo nascimento. E os desejos profundo de todo o ser humano que quer ouvir no fundo da alma as palavras de Deus: “Este é o meu filho/a amado”
- É um testemunho da pessoa que quer viver uma vida limpa, sempecado.
- Foi isto que ensinou Pedro em Act. 2:37,38.
- Este batismo simboliza a morte ou a cura das feridas. Nos tempos romanos os guerreios que voltavam da guerra vinham com o corpo com feridas, com cicatrizes para que as feridas fossem amaciadas com óleo de Sardes, eles passavam algum tempo dentro de uma pequena piscina.
- às vezes colocavam o corpo todo dentro da água e os gregos chamavam a esta experiencia “batismo”.
- O cristão aconselhado pelo Apóstolo Paulo cura-se sendo sepultado: Rom. 6:3-6.
4º Nascimento: da Palavra 1ª Pedro 1:23-25.
- Aqui refere uma mudança operada pela Palavra de Deus, ao estudá-la, ao ser iluminado na alma. Ela guia-nos por padrões de civismo e num relacionamento com Deus.
João 17:17.
- Antes procuravamos fazer o nosso melhor. Agora é ela que nos corrige. Instrui para do novo nascimento crescermos até nos tornarmos pessoas verdadeiramente cristãs.
Quem vive este 4 nascimentos, sabe quem é Deus e sente honra em ser seu filho, gosta de fazer o que Lhe agrada e confia no seu amor.
Dois lobos dentro mim
Um velho avô disse ao neto, que veio com muito zangado com um amigo que lhe tinha feito uma injustiça:
- Deixa-me contar-te uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio por aqueles que me pregaram algumas partidas desagradáveis, sem qualquer arrependimento. Comecei a perceber que o ódio corruia o meu coração, mas não alterava em nada os meus inimigos. É o mesmo que tomar veneno e desejar que o nosso inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos.
O avô continuou:
- É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando estiver certo fazer isso, e da maneira correta. Mas o outro lobo, ah! Este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele rozna e grita com todos, sempre que tem oportunidade e sem motivo. Este lobo nem sequer pensa porque o ódio e a raiva são tão grandes que turbam o pensmento. É uma raiva inútil, pois ela não irá mudar coisa alguma.
E concluiu:
- Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar o meu espírito.
O neto olhou intensamente para os olhos do avô e perguntou:
- Qual deles vence, avô?
O avô sorriu e respondeu baixinho:
- Aquele que eu alimento mais!

Sem comentários: